Durante batismo, bebê morre afogado após padre imergi-lo na água

O padre mergulhou a criança três vezes na água benta durante a cerimônia, e ela sofreu uma parada cardíaca.

Os rituais de batismo da Igreja Ortodoxa na Romênia há muito tempo têm sido alvo de muitas críticas. Com isso, a igreja está enfrentando uma pressão crescente para mudar os seus costumes, principalmente depois que um bebê morreu em uma cerimônia, que envolve a imersão das crianças três vezes na água benta.

De acordo com informações do Daily Mail, a criança de apenas seis semanas sofreu uma parada cardíaca, e foi levada às pressas para o hospital na última segunda-feira (2). Algumas horas depois ele não resistiu e morreu.

Uma autópsia feita na criança revelou que havia líquido em seus pulmões. Promotores abriram processo de homicídio culposo contra o padre na cidade de Suceava, no nordeste do país.

Nesta quinta-feira (4), uma petição online, que pede mudanças no ritual, já tinha mais de 56 mil assinaturas.

“A morte de um bebê recém-nascido devido a esta prática é uma grande tragédia”, diz a petição. “Este risco deve ser descartado para que a alegria do batismo triunfe”.

Após a repercussão do caso, o porta-voz da Igreja, Vasile Banescu, sugeriu que os padres poderiam derramar ou borrifar um pouco de água na testa do bebê, ao invés da imersão total. Porém, o arcebispo Teodosie, líder da ala tradicionalista da Igreja, insistiu que o ritual não mudaria.

Na igreja Ortodoxa romena, o batismo acontece mergulhando o bebê completamente na água por três vezes seguidas, e o padre segura o nariz da criança para garantir que ele não respire na água.

Os batismos na Romênia são grandes eventos, que às vezes são comparados aos casamentos, pois geralmente têm a presença de centenas de convidados e uma grande festa.






FONTE: O FUXICO GOSPEL

Categoria:NOTICIAS